Estudos


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O desejo de avançar

Após um ano de desafios chegamos ao final de 2017 com a sensação de dever cumprido. Foram muitas iniciativas, proposições, palestras, debates em busca de soluções e uma ação vigilante e proativa na defesa dos interesses dos corretores. É o caso das nossas pontuais intervenções contra a “proteção veicular”. O nosso protesto solitário em 2012 foi veiculado pelo telejornal Bom Dia Brasil e reproduzido recentemente no painel apresentado pela Fenacor na audiência pública sobre a PL 3139, em Brasília. Hoje, ao nosso desagrado juntaram-se os demais players do mercado. Há muito a ser conquistado e o nosso foco está voltado para os temas que possam nos conduzir a melhorias, que agreguem valor e nos proporcionem avanços através dos caminhos do desenvolvimento profissional. Se o setor vem experimentando uma evolução fantástica nas últimas duas décadas, mesmo na recessão econômica, muito se deve ao árduo e experiente trabalho dos corretores de seguros. Somos os olhos e ouvidos do consumidor, cada vez mais empoderado. O consumidor ainda valoriza o suporte de um especialista. A inclusão digital da nossa categoria está em curso mas a categoria utiliza pouco as ferramentas digitais – apenas 54% lançam mão do Facebook, por exemplo. Este dado revela quantas oportunidades ainda temos para realizar novos e bons negócios. É com otimismo e determinação que vamos dar início a 2018. Este será um ano decisivo para a economia e a política brasileira. O voto popular vai escrever um novo capítulo da nossa democracia. Da mesma forma que os corretores de seguros do estado do Rio de Janeiro terão oportunidade de definir, através do voto, os destinos dos seus órgãos...

Fidelizar Clientes é a Solução

Por: Sergio Ney de Araujo Duas perguntas são fundamentais quando falamos da comercialização de seguros, são elas: como conquistar clientes? Como fidelizar clientes? Quando tratamos dessas duas questões precisamos levar em consideração: 1º) a conquista de novos clientes tem um custo extremamente mais elevado do que a manutenção dos mesmos. Alguns cálculos apontam para 7 (sete) vezes mais; 2º) a fidelização de clientes, com seu custo inferior, abre a possibilidade de crescer o faturamento dentro da própria carteira de clientes. É importante o registro de que em Corretoras que não fidelizam seus clientes , grande parte do esforço comercial, de vendas, não está voltado para o crescimento, como deveria ser, mas apenas e tão somente para manutenção de posicionamento em termos de faturamento. Sou consumidor de Seguros e como tal percebo que os contatos que são feitos, pelo Corretor de Seguros, ocorrem apenas nas seguintes situações: na contratação/renovação e se ocorrer sinistro. Observe-se que nessa situação o cliente fica completamente exposto a atuação de concorrentes. Não estar presente no cliente durante todo ano é a possibilidade ideal para que outros profissionais possam apresentar-se e trabalhar em igualdade de condições para conquista dos seguros. Além disso, nada foi feito para conhecer qual o verdadeiro potencial de compra que o cliente possui. Mais ainda, será que esse cliente tem poder sobre seguros de Pessoa Jurídica? Em resumo, teve-se um custo elevado para conquistar o cliente mas, nenhum esforço foi feito para aproximá-lo da Corretora e, muito além disso, para conhecê-lo como consumidor. Para Fidelizar Clientes e usufruir de todos os benefícios deve-se usar as melhores técnicas de Comunicação existentes, que em linhas...